Festa de Nossa Senhora da Guia e São Benedito - Festeiro "Pretão"
Foto: Antonio Siqueira
Voltamos à Bom Jardim! dessa vez na companhia do amigo Moacir Barros para conhecer a "procissão que entra na mata" na festa do Seu Juvêncio e Dona Sebastiana. Quando estivemos lá no começo do mês fiquei encucado com essa história e resolvemos voltar para ver de perto.
Chegamos pela manhã e antes de termos com Seu Juvêncio e Dona Sebastiana decidimos tomar uma cervejinha na distribuidora Bom Jardim porque afinal né.. ninguém é de ferro e o calor tava de matar.
Antonio Siqueira, Moacir Barro e Luzo Reis bem de boa!
Devidamente refrescados seguimos para a festa, onde os preparativos estavam a todo o vapor. A festa do Pretão (apelido que seu Juvêncio sempre gosta de lembrar) acontece há mais de 40 anos e foi uma promessa feita pelo casal à saúde do filho Antônio. Quem nos conta essa história é o Chapolin, outro filho do casal e sim, ele é fã do Chapolin:
Fotos: Luzo Reis
Enfim chegou a hora da procissão e cara ...que coisa linda! realmente valeu a pena voltar à Bom Jardim. A ideia de realizar a reza na mata é, segundo seu Juvêncio, remeter ao episódio bíblico em que Jesus prega no deserto. Puxado pelo capelão a reza entrou na mata e subiu o morro.
Foto: Antônio Siqueira
O capelão e Seu Juvêncio emocionados em meio a procissão. Foto: Luzo Reis
Ao final da trilha pausa para o licor, o fedegoso, Cururu e mais reza:
Fotos: Luzo Reis
Voltamos mais ou menos às 19h e a festa continuou noite a dentro: Ladainha, Cururu, levantamento do mastro e o lambadão comendo solto até o amanhecer. O que sempre me impressiona muito é a vitalidade e a energia dos senhores. Seu juvêncio tem 79 anos e não parou um minuto sequer.
Antonio Siqueira, Seu Juvêncio e Luzo Reis. Foto: Moacir Barros
Acordamos às 6h da matina (quer dizer.. o Antônio acho que nem dormiu) e o Cururu já rolava. O Grupo "Meus Guri", comandado pela querida Dona Dirce, tocou até a reza final que encerrou o festejo.
Foto: Luzo Reis
Confira as fotinhas: